quarta-feira, 2 de abril de 2014

A importância da Geografia e dos conceitos fundamentais no dia-a-dia


  1. Foi solicitado aos alunos que respondessem algumas atividades sobre o conteúdo abordado em sala. Para isso deveria responder as perguntas de acordos com as seguintes temáticas:
  • A importância da Geografia e dos conceitos fundamentais no dia-a-dia;
  • Histórico da Geografia;
  • Especialização de saberes: o espaço geográfico;
  • O advento da ciência moderna co m Galileu e Newton;
  • A geografia Moderna Com Humdoldt e Ritter;
  • A renovação do ensino e da Geografia.

4 comentários:

  1. E. E. B. Silva Jardim. Alfredo Wagner, 05/04/2014
    Professor: Reginaldo Silveira.
    Nome: Bryan, Cristiano, Lucas T, Pedro e Marconi. 1ª EMI

    Atividades de aprendizagem e avaliativa:
    A importância da Geografia e dos conceitos fundamentais no dia-a-dia

    1. “Pense globalmente, aja localmente”. Quais as escalas geográficas mencionadas na frase? Você conhece outras?Quais?

    Resposta : Escala planetária ou mundial, Regiões do globo, Estado nacional ou país, Nosso estado e a região dentro do território nacional onde ele se localiza e Escala local..

    2. Diferencie a geografia antiga da geografia moderna.

    Resposta: A geografia antigamente era principalmente usada para guerra e localizações de territórios por outros povos, mas já na sua evolução começou a ser usada também para os estudos dos fenômenos que aconteciam no espaço onde habitávamos, apenas aonde habitávamos e não mais um todo, fora da orbita terrestre como
    era estudado antigamente também.

    3. Quais foram os dois principais geógrafos que contribuíram para o surgimento da geografia moderna (século XIX)? Qual sua área de abordagem?

    Resposta: Alexander Von Humboldt e Carl Ritter, Humboldt lecionava a geografia física e Ritter lecionava a humana.

    4. Explique qual é a nova importância do ensino exemplificando com as mudanças que vem ocorrendo no ensino da Geografia.

    Resposta: O estudo da geografia é muito importante pois se não soubermos nos localizar aonde vivermos não conseguiremos viver aonde nos localizamos, saber o que acontece em outras regiões e saber o porque daquilo é um fato que foi revolucionado a partir dos tempos, não importa tanto o que acontece mas o porque que acontece.

    5. A partir do século XIX a geografia passou a se ocupar especificamente do que?

    Resposta: Espaço Geográfico.

    6. Já sabemos que a Geografia é o estudo do espaço geográfico, que é o local onde vivem os seres humanos. Com base nisso e no texto, responda:

    A) O que constitui o espaço geográfico?

    Resposta: É o espaço construído através da transformação do homem, tendo como finalidade a intencionalidade humana. Pode-se encontrar no espaço geográfico formas naturais ( rio, lagos, mares) e formas artificiais (prédios, casas e pontes ).

    B) Informe quando, quem criou e qual o significado da palavra Geografia.

    Resposta: Foi criada pelo filósofo grego Erastótenes no século III a.C (geo ‘terra’; grafia ‘descrição’ ‘Escrito’’ .

    7. O espaço geográfico é o lugar onde a humanidade vive e no qual produz modificações e para isso se apropria da natureza (dos recursos naturais). Justifique a afirmação.

    Resposta: Nós mudamos o ambiente aonde vivemos, construindo, destruindo e matando coisa da natureza, como, florestas e animais.

    ResponderExcluir
  2. 8. Com o desenvolvimento dos transportes e das comunicações o mundo está cada vez mais interdependente e unitário e, aparentemente menor. Com relação a isso, responda: Com todo esse desenvolvimento podemos dizer que reduziram-se as desigualdades? Comente a respeito.

    Resposta: Não, muitas pessoas ainda não tem acesso a coisas que outras pessoas tem, nem todas possuem internet ou um passaporte para viajar para outros países, os dois conseguidos financeiramente. Assim nem todos tem o mesmo acesso a informação como outros.

    9. Dois importantes nomes fizeram com que o conhecimento e os saberes se tornassem aplicados a partir de um novo modelo ou padrão de ciência. De quem o texto fala? Em que o conhecimento se baseava antes e após o aparecimento desses grandes nomes da ciência.

    Resposta: Galileu Galilei e Isaac Newton , Os dois revolucionaram os estudos na época, com teorias que contrariavam a igreja , que na época era da onde vinha o conhecimento para as pessoas , era um crime hediondo para a igreja, mas com essas teorias e essa audácia que os dois tiveram tudo se revolucionou e se provou ao contrário do que era imposto no época pela igreja.

    10. Com a globalização, houve uma crescente interdependência entre os povos e economias do planeta e hoje existe uma integração entre as diversas escalas, por isso é necessário ter um conhecimento sólido sobre o mundo. Sabendo disso, responda:

    A) Como uma família de agricultores de seu município podem estar interligados com uma família estrangeira e vice-versa?

    Resposta: Alguém que mora na Europa pode estar consumindo alimentos produzidos aqui por nossos agricultores da mesma forma que usamos roupas e aparelhos produzidos lá.

    B) Produzam um breve texto (10 a 15 linhas), onde apareçam os seguintes conceitos fundamentais da geografia: paisagem, Lugar, território, região, espaço geográfico, escala geográfica. Seu texto deve contar uma história fictícia ou verdadeira que esteja situado relacionado com estes conceitos ou suas particularidades.

    Resposta: Em uma viagem de família, Lucas pede para seu pai Antônio leva-lo a algum lugar onde ele possa ver bastante animais, Antônio vai ao zoológico, mas Lucas não gosta e logo fala que quer ver paisagens naturais, e os dois vão a um mirante de montanhas, a mais bela cadeia de montanhas da região. Chegando na escola segunda de manhã, Lucas comenta com seu professor Reginaldo, e o mesmo fala que este território é extremamente natural. Tinha animais de vários lugares do mundo, cada qual mostrando habitat e habito dos mesmos. Havia um espaço mostrando as principais localizações de animais na superfície terrestre.

    C) Por que a escola, de modo geral, e o ensino da geografia de forma específica, podem ser úteis a você
    e família no seu dia-a-dia ?

    Resposta: Por questão de conhecimento, por exemplo, quando vamos viajar, já temos uma boa noção de onde estamos, porque na geografia aprendemos a interpretar mapas, entre várias outras coisas que ajudam na nossa localização, produção , etc.

    ResponderExcluir
  3. Alunos: Raquel, Jean, Carlos A., Leandro, Lucas J.

    1. “Pense globalmente, aja localmente”. Quais as escalas geográficas mencionadas na frase? Você conhece outras? Quais?
    R: Escala global e escala local. Há também estadual, nacional e mundial.

    2. Diferencie a geografia antiga da geografia moderna.
    R: Antigamente, a geografia se ocupava de muito mais assuntos do que atualmente; ela era usada, entre outras coisas, para estudar o território a ser invadido, para se orientar em viagens, etc. Hoje em dia é utilizada para o estudo de aspectos físicos e populacionais de um território.

    3. Quais foram os dois principais geógrafos que contribuíram para o surgimento da geografia moderna (século XIX)? Qual sua área de abordagem?
    R: Humboldt (geografia física) e Ritter (geografia humana).

    4. Explique qual é a nova importância do ensino exemplificando com as mudanças que vem ocorrendo no ensino da Geografia.
    R: Nos últimos anos, o ensino vem se tornando cada vez mais crítico, além de simplesmente técnico, como era antigamente. Nós aprendemos, além do fato de que é o maior rio do planeta, a importância do rio Amazonas na economia do país e na vida de milhares de pessoas. Com toda a globalização acontecendo atualmente é uma necessidade entendermos o que está acontecendo ao nosso redor – fatos sociais, econômicos, naturais e humanos – e como isso nos afeta. O ensino é importante atualmente para sermos mais conscientes da realidade onde vivemos.

    5. A partir do século XIX a geografia passou a se ocupar especificamente do que?
    R: A geografia passou a se ocupar do espaço geográfico, ou seja, da superfície terrestre, o lugar onde a humanidade vive e onde produz modificações.

    6. Já sabemos que a Geografia é o estudo do espaço geográfico, que é o local onde vivem os seres humanos.
    Com base nisso e no texto, responda:

    A) O que constitui o espaço geográfico?
    R: Paisagens naturais e humanizadas, leis e relações sociais.

    B) Informe quando, quem criou e qual o significado da palavra Geografia.
    R: A palavra "geografia" (geo=terrra, grafia=escrita, descrição) foi criada pelo filósofo grego Eratóstenes no século II a.C.

    7. O espaço geográfico é o lugar onde a humanidade vive e no qual produz modificações e para isso se apropria da natureza (dos recursos naturais). Justifique a afirmação relacionando sua resposta com o lugar onde você vive.
    R: A natureza é a fonte primeira de todo o mundo real. A água, madeira, petróleo, ferro, cimento e todas as outras coisas que existem são aspectos da natureza. Como, por exemplo, extrair madeira para a construção de moradias, ou dragar rios e construir muros de gabião para se proteger da possibilidade de enchentes.

    8. Com o desenvolvimento dos transportes e das comunicações o mundo está cada vez mais interdependente e unitário e, aparentemente menor. Com relação a isso, responda: Com todo esse desenvolvimento podemos dizer que reduziram-se as desigualdades? Comente a respeito.
    R: Aumentou, pois muitos ainda não têm acesso a essa tecnologia o que acaba os prejudicando ainda mais do que faria se não existisse.

    9. Dois importantes nomes fizeram com que o conhecimento e os saberes se tornassem aplicados a partir de um novo modelo ou padrão de ciência. De quem o texto fala? Em que o conhecimento se baseava antes e após o aparecimento desses grandes nomes da ciência.
    R: Galileu Galilei e Isaac Newton. Antes deles tinha como base os conhecimentos especulativos, providos pela igreja, e depois passou a ser baseada na busca de explicações naturais ou sociais que podiam ser comprovadas com precisão ou concluídas pelo raciocínio lógico.

    ResponderExcluir
  4. Alunos: Raquel, Jean, Carlos A., Leandro, Lucas J.

    10.Com a globalização, houve uma crescente interdependência entre os povos e economias do planeta e hoje existe uma integração entre as diversas escalas, por isso é necessário ter um conhecimento sólido sobre o mundo. Sabendo disso, responda:

    A) Como uma família de agricultores de seu município podem estar interligados com uma família estrangeira e vice-versa?
    R: A cebola cultivada aqui por uma família de agricultores é exportada para a Argentina, onde uma família de agricultores que produzem o trigo que será importado para cá e consumido pela família que havia cultivado a cebola.

    B) Produzam um breve texto (10 a 15 linhas), onde apareçam os seguintes conceitos fundamentais da geografia: paisagem, Lugar, território, região, espaço geográfico, escala geográfica. Seu texto deve contar uma história fictícia ou verdadeira que esteja situado relacionado com estes conceitos ou suas particularidades.
    R: Will acordou de sua cama de palha com o barulho de cascos. O sol já estava de pé, e a estrada para o porto estava movimentada. Era um grande espaço fora das muralhas de Porto Real (escala local - lugar onde moramos), cheio de casas, lojas e estalagens (paisagem - espaço formado por objetos naturais ou artificiais que nossos sentidos alcançam). Barcos de todos os lugares do mundo lotavam o cais (escala mundial).
    Ele era uma criança pobre, filho de uma prostituta qualquer da Baixada das Pulgas. Lorde Varys o treinou para ser um de seus "passarinhos", ouvindo segredos que borbulhavam pela cidade. Mas ele preferiu viver de roubos e trabalhos sujos. Havia conseguido moradia numa velha casa abandonada com um gato preto com metade de uma orelha (lugar - espaço onde vivemos e praticamos atividades rotineiras).
    Apesar disso, Porto Real (espaço geográfico - espaço composto por paisagens naturais e humanizadas, leis e relações sociais) era a cidade mais rica da região das Terras da Coroa (região - espaço de terra com características comuns entre si e diferentes das vizinhas), pois era a capital dos Sete Reinos. De lá todo o território de Westeros (território - espaço com limites e noção de poder) era governado pelo Rei. A grande cidade fora construída há mais de 300 anos por Aegon, o Conquistador, onde antes só havia lama e árvores.
    O garoto parou numa barraca de maçãs. Ele era bem pequeno, e sabia se esconder nas sombras e na poeira. Pegou algumas maçãs e saiu correndo para um beco escuro.
    Logo que acabou, sentiu uma presença por perto. Havia um indivídua no início do beco, usando uma longa túnica branca de um lado e negra do outro. Quando virou-se para ele, dois olhos brilharam na escuridão e ele se aproximou.
    Ele ergueu o capuz. Ou melhor, ela. Debaixo havia uma garota, com longos cabelos negros, cara comprida e olhos cinzas e frios como gelo. Ela estendeu a mão e deixou uma moeda, e ele a apanhou.
    O mundo começou a desmoronar. Mãos saíam das sombras, e ele jurava estar ouvindo a voz de Varys dizendo: “Deveria ter aceitado minha oferta, Will. Você poderia ter tido um futuro tão promissor. É uma pena que tenha que acabar assim.”
    Então, uma outra voz vinda da garota, falou, com um tom tão frio quanto o inverno: “Valar Morghulis.”
    A última coisa que sentiu foi o beijo frio do aço penetrando seu peito.

    C) Por que a escola, de modo geral, e o ensino da geografia de forma específica, podem ser úteis a você e sua família no seu dia-a-dia?
    R: Um agricultor, por exemplo, precisa saber se o terreno é favorável à cultura que ele quer cultivar, se o solo é rico em nutrientes, se o clima da época é favorável, etc.

    ResponderExcluir