quarta-feira, 2 de abril de 2014

O povo Alfredense


  1. Fazer uma sondagem com os alunos para saber se conhecem o município: demografia, população, composição étnica, cultura religiosa e linguística, ascendência/descendência, dinâmica populacional, migração; para, posteriormente, elaborarem um texto.

8 comentários:

  1. Abrangedo toda a região de Alfredo Wagner, o povo alfredense tem influências culturais alemãs, italianas. Mas a cultura mais influênte é alemã. O povo alfredense é composto por uma miscigenação de raças, ou seja, misturas de várias raças. Alfredo Wagner é uma cidade muito influênciada por antigas tradições, tanto que o que era feito antigamente (algumas coisas) ainda é feito hoje em dia e que passou de geração para geração, tais como: práticas agrárias, habitos alimentares, entre outros.
    Além disso o povo alfredense é muito ligado as culturas religiosas, mantendo hábitos de ir à igreja, e participar das festas comunitárias, bailes, tropeadas, rodeios.
    Alunos: Letícia, Vitória, Micaela, Diogo, Dionatha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vocês deveriam produzir seu texto com calma, lê-lo, corrigir alguns erros para depois postá-lo.
      Além disso, vocês têm potencial para criar um texto exorbitantemente melhor que este!

      Excluir
    2. Alfredo Wagner é um município de grande extensão e pouca população. Atualmente o povo daqui mantém as culturas e costumes dos antigos moradores. Um exemplo forte disso é misturar a comida doce com salgada, herança de povos alemães.
      As pessoas que fundaram Alfredo Wagner, vieram para a região quando aqui ainda não era um município, era apenas um distrito de Bom Retiro. Nossos colonizadores eram imigrantes ou filhos dos mesmos. As principais etnias são alemã, a mais presente, e italiana.
      A cultura ancestral ainda é mantida por varias familias mais tradicionais, mantendo conversas e a culinaria de sua terra natal.
      Os sobrenomes ainda possuem as caracteristicas atribuidas aos antigos imigrantes em sua terra de origem, como por exemplo Heiderscheidt, Schaffer, Schmidt, Wagner, dentro outros de origem alemã; Buffon, Rossi, Bortolon de origem italiana.
      Foi nos deixado varias coisas como herança como a dança, a musica, habito alimentares, religião dentro outros.

      Alunos: Daiane, Maria Eduarda, Rafael e Sara.

      Excluir
  2. O povo alfredense é de raças diversificadas, como alemães, italianos, portugueses, mulatos, mestiços e cafusos. As culturas passaram de gerações em gerações até nos dias de hoje, que ainda são cultivadas por algumas famílias da cidade e região.
    No início, muitas pessoas migraram para cá, a maioria com a intenção de se refugiar de perseguições da 2ª Guerra Mundial. Antigamente muitas pessoas inocentes morreram e outras foram torturadas.
    No passado muitos ancestrais das famílias daqui sofreram esses tipos de abusos, os militares faziam as pessoas tomarem gasolina e estas pessoas eram presas. Por isso a maioria se escondia em lugares afastados e pequenos, não podendo sair nem para tratar suas criações em suas fazendas.
    Era proibido o uso da bíblia naquela época, inclusive falar em alemão, pois os militares proibiam.
    Desde aquele tempo para cá a população aumentou bastante, o número de nascimento de homens é maior que o número de nascimento de mulheres. Já o número de mulheres adultas e idosas é bem maior que o de homens, pois elas se cuidam mais do que eles. Elas não fumam tanto e nem bebem, vão ao médico com frequência para se cuidarem, elas vão para descobrir a doença e os homens só vão para curá-la.
    As famílias de antigamente faziam mais filhos com a intenção de que eles ajudariam nos trabalhos domésticos e lucrativos, porém não pensavam que isto traria grande gasto de alimentos e roupas para sustentar toda a família.
    Hoje em dia o pensamento é bem diferente, a maioria das famílias tem geralmente um ou dois filhos, pois sabem que os gastos são bem maiores quando a família aumenta.

    Alunos: Regiane, Gabriela, Carlos Eduardo, Nathã e Jaison. 201 EMI

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seu texto ficou bom, porém vocês misturaram atividades propostas e conceitos, quase fugindo do contexto.

      Excluir
  3. A população de Alfredo Wagner possui descendentes de diferentes origens. Dentre eles, grande parte é italiana e alemã. Mas percebemos que os bugres e indígenas possuem muitos descendentes nessa cidade. Porem com certa importância histórica os africanos também prevalecem, mesmo sendo em menor numero nos deixaram crenças e culturas admiráveis.
    Cada família tem uma historia diferente de seus antepassados, o porquê de terem migrado para Alfredo Wagner e como chegaram ate aqui.
    Sendo assim percebemos que a população de Alfredo Wagner originou-se de diferentes raças, culturas, crenças, etnias e assim surgiu o povo alfredense.
    alunas: Suiani, Hanahira, Fernanda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os africanos não prevalecem em Alfredo Wagner, mas sim alemães e italianos. Vocês poderiam ter produzido mais.

      Excluir
  4. De modo geral, seus trabalhos ficaram bons, mas o potencial desta turma e inquestionavelmente melhor, portanto faltou dedicação, empenho e boa vontade.

    Fica a dica!

    ResponderExcluir